Eleições Municipais 2024: Datas Importantes e Procedimentos para Eleitores de Areia Branca

por Equilíbrio Eficaz publicado 17/06/2024 15h19, última modificação 17/06/2024 15h19
Fique atento nas datas e prazos!

A fim de dar acesso coletivo e garantir a transparência e lisura do processo eleitoral, retomamos mais uma notícia sobre o pleito eleitoral deste ano.

Destacamos as principais datas e instruções importantes para o processo eleitoral deste ano.

Prazos e Datas Importantes

1. Início do Período Eleitoral: A partir de 1º de janeiro de 2024, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições devem registrar cada pesquisa no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação.

2. Convocações e Registros:

• Até 5 de março de 2024: Prazo final para os partidos políticos realizarem suas convenções destinadas à escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
    • Até 15 de março de 2024: Último dia para os partidos e coligações registrarem seus candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
  3. Propaganda Eleitoral:

• A partir de 16 de agosto de 2024: Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
    • 29 de setembro de 2024: Último dia para a realização de debates no rádio e na televisão.
    • 30 de setembro de 2024: Último dia para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
  4. Financiamento e Prestação de Contas:

• Os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) devem estar disponíveis até o primeiro dia útil de junho de 2024.
    • Até 2 de novembro de 2024: Último dia para que os partidos políticos e candidatos encaminhem à Justiça Eleitoral as prestações de contas finais referentes ao primeiro turno das eleições.
  5. Dia da Eleição:

• 6 de outubro de 2024: Primeiro turno das eleições municipais, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Destacamos que tais informações estão na RESOLUÇÃO Nº 23.736, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2024, do Tribunal Superior Eleitoral. Dúvidas, acessar: aqui! Assim como esta casa tem divulgado informações, a exemplo desta matéria.