Anunciados os Primeiros Cursos do IERN em Areia Branca em Cerimônia na Câmara Municipal

por Equilíbrio Eficaz publicado 04/10/2023 00h00, última modificação 04/10/2023 17h38

Um momento histórico para a educação e o desenvolvimento de Areia Branca foi marcado pelo anúncio oficial dos primeiros cursos a serem oferecidos pelo Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) na cidade. A cerimônia de anúncio, conduzida pelas secretárias de Educação Municipal, Senhora Aparecida Medeiros, e Estadual, Educadora Socorro Batista, ocorreu no dia 28 de setembro na Câmara Municipal e contou com a participação de representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil.

Durante o evento, foram apresentados os cursos técnicos que serão ofertados pelo IERN em Areia Branca a partir de 2024. O primeiro ano contará com os cursos técnicos em Informática e em Segurança do Trabalho, visando atender às demandas da região e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

A partir de 2025, estão previstos os cursos de Qualificação em Pesca e Administração, ampliando ainda mais as oportunidades de capacitação para a população local.

Antes do anúncio oficial, a Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN (12ª Direc) realizou uma pesquisa de campo junto aos alunos do nono ano da cidade para compreender suas intenções e desejos em relação à educação profissional. Além disso, foi feita uma análise do setor produtivo de Areia Branca e região, com o objetivo de traçar um perfil dos estudantes e identificar as futuras oportunidades de emprego no mercado de trabalho local.

A criação do IERN em Areia Branca representa um marco significativo para a cidade e região, proporcionando acesso à educação profissional de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento da economia local. Os cursos oferecidos pelo instituto atenderão às demandas da comunidade, preparando os estudantes para carreiras promissoras em áreas essenciais.

A Câmara Municipal de Areia Branca parabeniza o governo estadual pelo compromisso com a educação e agradece a todos os envolvidos que tornaram possível a concretização desse projeto tão aguardado. O anúncio dos primeiros cursos do IERN representa um passo importante na construção de um futuro mais promissor para a juventude e a economia da nossa cidade. A expectativa agora é a contagem regressiva para o início das aulas em 2024, quando os estudantes de Areia Branca poderão dar início à sua jornada de formação profissional no IERN.